//
you're reading...
Uncategorized

PARADOXO DA RELAÇÃO COMERCIAL

Vantagens e Inconvenientes da Globalização Comercial

Aqui está o paradoxo: O comércio aberto é mais fundamental que nunca para a economia mundial e um sistema de comércio multilateral, baseado em regras, nunca foi de tão vital importância para a prosperidade e a paz globais como agora. E isso não é fácil. As rapidamente emergentes potencias, como China, Índia e Brasil jogam atualmente um papel que era inimaginável a vinte anos atrás. Mas dado que o número de atores cresce e que sua participação se fortalece, a cooperação se torna mais difícil, especialmente quando os interesses são divergentes. A análise é de Pascal Lamy Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Há controvérsias sobre quais atividades são de competência do Estado e quais cabem a iniciativa privada. O direito à liberdade e à segurança, constituindo direitos fundamentais, não pode estar sob o controle do mercado, pois não pode depender do poder aquisitivo do indivíduo. Da mesma maneira, os direitos humanos – por exemplo, o direito à vida e, portanto, a uma saúde pública mínima – requerem a intervenção do Estado na prestação de serviços médicos privados.

Quando atividades econômicas são desempenhadas por empresas do setor privado, torna-se necessária uma regulamentação pública para impedir, por exemplo, a apropriação indébita da propriedade.

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: